Para colaborar com sua pesquisa disponibilizamos algumas sugestões de filmes sobre temas correlatos ao Câncer Infantil. Ajude-nos a atualizar a lista, enviando-nos novas sugestões para o e-mail: helio.monteiro@nacc.org.br com título do email “Sugestão Audiovisual”.

Elaboração: Hélio Monteiro – Bibliotecário – CRB 4/1159

OBS: Os resumos estão de acordo com os apresentados nos sites. Não nos responsabilizamos por alguma incoerência apresentada.

Fonte de consulta para a compilação:

AURÉLIO FABRÍCIO TORRES DE MELO. VISÕES DA MORTE E DO MORRER NO CINEMA. Início: 2009. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) – Universidade de São Paulo. (Orientador).

Fontes de informações dos filmes:

  • Reencontrando a Felicidade
    Reencontrando a Felicidade

    Título original: Rabbit Hole
    Duração: 91 minutos (1h31)
    Gênero: Drama
    Direção: John Cameron Mitchell
    Ano de lançamento: 2010
    País de origem: EUA

    Becca e Howie Corbett (Nicole Kidman e Aaron Eckhart) formavam uma família feliz, mas suas vidas viraram do avesso após a morte do filho, Danny num acidente de carro. Depois de largar a carreira de executiva para virar dona de casa, ela tenta redefinir sua vida, se cercando dos amigos e pessoas bem intencionadas. É quando começa uma amizade com o jovem Jason, motorista do carro no fatídico acidente. Enquanto isso, Howie mergulha no passado, buscando apoio em estranhos.

  • Flores de Aço
    Flores de Aço

    Título Original: Steel Magnolias
    Duração: 117 minutos (1h57)
    Gênero: Drama/Romance
    Direção: Herbert Ross
    Ano de Lançamento: 1989
    País de Origem: Estados Unidos

    Um grupo de amigas reunem uma comovente e hilariante história de vida, amor e perda na pequena comunidade de Louisiana. No centro do grupo está Shelby Eatenton (Julia Roberts), recém casada e grávida radiante, apesar de sua diabetes ameaçar-lhe a vida quando o bebê nascer. Aterrorizada e nervosa com a possibilidade de perder sua filha única, M’Lynn Eatenton (Sally Field) procura em suas quatro amigas íntimas força e alegria, enquanto enfrenta seus medos mais profundos para se unir a Shelby na celebração do milagre da vida.

  • O Tempo que Resta
    O Tempo que Resta

    Título Original: Le Temps qui Reste
    Duração: 85 min (1h25)
    Gênero: Drama
    Direção: François Ozon
    Ano: 2005
    País de Origem: França

    Melvil Poupaud é um arrogante e bem sucedido fotógrafo de moda parisiense, que descobre ter um câncer terminal. ele decide não fazer quimioterapia e afasta-se dos que o amam, o namorado, os pais e a irmã, só compartilhando sua dor com a avó – Jeanne Moreau. um filme triste como teria que ser, porém belo e sintético. dirigido pelo ótimo François Ozon.

  • Hanami – Cerejeiras em Flor
    Hanami – Cerejeiras em Flor

    Título Original: Kirschblüten – Hanami
    Duração: 127 minutos (2h07)
    Gênero: Drama
    Direção: Doris Dörrie
    Ano de Lançamento: 2008
    País de Origem: Alemanha / França

    Apenas Trudi (Hannelore Elsner) sabe que seu marido Rudi ( Elmar Wepper) está sofrendo de uma doença terminal e ela precisa decidir se vai contar a ele ou não. O médico sugere que eles façam algo juntos, como realizar um velho sonho. Trudi decide não contar ao marido sobre a gravidade de sua doença e aceita o conselho do médico. Ela há muito tempo gostaria de ir ao Japão, mas primeiramente convence Rudi a visitar seus filhos e netos em Berlim. Quando chega na cidade, o casal percebe que os filhos estão tão ocupados com suas próprias vidas que não têm tempo para sair com eles.

    Na segunda viagem que Rudi aceita fazer com a esposa, ela morre repentinamente. Rudi fica devastado e não tem a menor idéia do que fazer. Através do contato com a amiga de sua filha, Rudi compreende que o amor de Trudi por ele havia feito com que ela deixasse de lado a vida que queria viver. Ele começa a vê-la com outros olhos e promete compensar sua vida perdida embarcando em uma última jornada, para o Japão, na época do festival das cerejeiras, uma celebração da beleza, da impermanência e de um novo começo.

  • Ponette
    Ponette

    Título Original: Ponette
    Duração: 93 minutos (1h33)
    Gênero: Drama
    Direção: Jacques Doillon
    Ano de Lançamento: 1996
    País de Origem: França

    Uma menina de 4 anos, é confrontada com a morte da mãe, mas não consegue aceitá-la e acredita que ela irá voltar para junto de si. Durante as suas tentativas para falar com a falecida, Ponette questiona adultos e outras crianças, recebendo conselhos sobre religião, filosofia, magia negra e como falar com Deus.

  • Em Busca de uma Nova Chance
    Em Busca de uma Nova Chance

    Título Original: The Greatest
    Duração: 99 minutos (1h39)
    Gênero: Drama
    Direção: Shana Feste
    País de Origem: EUA
    Ano de Lançamento: 2009

    O adolescente Bennett (Aaron Johnson) morre num acidente de carro e abala a estrutura da família Brewer. Não apenas porque ele tinha uma vida promissora, mas também porque o impacto de sua morte desencadeia uma série de tumultos em suas vidas. Sua mãe (Susan Sarandon) fica obcecada e não pode deixá-lo ir; seu pai (Pierce Brosnan) não consegue encarar a situação; a posição de segundo lugar de seu irmão é ampliada; e, quando Rose (Carey Mullingan), a namorada de Bennet, aparece, a família tem de lidar com circunstâncias que complicam ainda mais sua perda.

  • Tão Forte e Tão perto
    Tão Forte e Tão perto

    Título Original: Extremely Loud and Incredibly Close
    Duração: 129 minutos (2h09)
    Gênero: Drama
    Direção: Stephen Dalrdry
    País de Origem: EUA
    Ano de Lançamento: 2011

    Oskar Schell (Thomas Horn) é um garoto muito apegado ao pai, Thomas (Tom Hanks), que inventou que Nova York tinha um distrito hoje desaparecido para fazer com que o filho tivesse iniciativa e aprendesse a falar com todo tipo de pessoa.

    Thomas estava no World Trade Center no fatídico 11 de setembro de 2001, tendo falecido devido aos ataques terroristas. A perda foi um baque para Oskar e sua mãe, Linda (Sandra Bullock). Um ano depois, Oskar teme perder a lembrança do pai. Um dia, ao vasculhar o guarda-roupa dele, quebra acidentalmente um pequeno vaso azul.

    Dentre há um envelope onde aparece escrito Black e, dentro dele, uma misteriosa chave. Convencido que ela é um enigma deixado pelo pai para que pudesse desvendar, Oskar inicia uma expedição pela cidade de Nova York, em busca de todos os habitantes que tenham o sobrenome Black.

  • Vitória Amarga
    Vitória Amarga

    Título Original: Dark Victory,
    Duração: 104 minutos (1h44)
    Gênero: Drama/Romance
    Direção: Edmund Goulding
    Ano de Lançamento: 1939
    País de Origem: EUA

    Jovem é diagnosticada com um tipo de câncer cerebral e, para poupá-la, seu médico e sua melhor amiga escondem dela o fato de ter menos de um ano de vida. Ao descobrir, confusão e desespero tomam conta de sua cabeça, e ela terá que conseguir encontrar a paz interior para deixar as coisas resolvidas – entre elas, seu romance com o médico – antes de sua morte.

  • Johnny: Todos tem uma Missão Especial
    Johnny: Todos tem uma Missão Especial

    Título Original: Johnny
    Duração: 88 minutos (1h22)
    Gênero: Drama
    Direção:  D. David Morin
    Ano de Lançamento: 2011
    País de Origem:  EUA

    Após um trágico acidente de carro, envolvendo sua esposa, o médico Drew Carter (Mel Fair) perde seu filho de dez anos. Presa ao sentimento de culpa por essa morte, Julia (Musetta Vander) entrega-se às lembranças dolorosas que a afastam tanto do seu marido quanto de sua filha, Kayla (Aubyn Cole).

    No entanto, por intermédio de Johnny (Jerry Phillips), um paciente com leucemia, Drew acredita ter uma chance de ajudar Julia a sair desse luto perpétuo. Aproveitando o fato de o menino ter a mesma idade do filho quando morreu, o médico faz planos para adotá-lo. Por outro lado, o garoto acredita ter uma missão especial para ainda estar vivo. Será que, apesar de sofrer de uma doença incurável, Johnny poderá levar conforto àquela família?

  • Tempo de Recomeçar
    Tempo de Recomeçar

    Título Original: Life as a House
    Duração:126 minutos (2h06)
    Gênero: Drama
    Ano de Lançamento: 2001
    Direção: Irwin Winkler
    País de Origem: EUA

    George Monroe (Kevin Kline) é um arquiteto de meia idade que descobre repentinamente que está com câncer e tem pouco tempo de vida. Ele então decide aproveitar o tempo que lhe resta para se aproximar de Sam (Hayden Christensen), seu filho problemático e rebelde, bem como fazer as pazes com Robin (Kristin Scott Thomas), sua ex-esposa. Ao mesmo tempo, George decide por construir uma casa, na intenção de deixá-la como herança para Sam.

  • As Filhas de Marvin
    As Filhas de Marvin

    Título Original: Marvin’s Room
    Duração: 98 minutos (1h38)
    Gênero: Romance
    Direção: Jerry Zaks
    Ano de Lançamento: 1996
    País de Origem: EUA

    As Filhas de Marvin é uma emocionante e divertida história sobre os anos e a distância que separam as pessoas, e também os grandes momentos capazes de uni-las novamente.

    Há dezessete anos, Lee ( Meryl Streep), uma mulher extremamente independente, saiu de casa e deixa para trás a bondosa irmã Bessie ( Diane Keaton ) cuidando do pai, Marvin. Mas agora, Lee está de volta ao lar com seu filho adolescente, o rebelde Hank ( Leonardo Di Caprio), um possível doador de medula para sua tia Lee, num retorno que certamente vai dar uma reviravolta na rotina dessa família ! É um tipo de filme que prova que as pessoas que você menos conhece podem ser aquelas das quais você mais precise

  • Um Amor Verdadeiro
    Um Amor Verdadeiro

    Título Original: One True Thing
    Duração: 127 minutos (2h07)
    Gênero: Drama
    Direção: Carl Franklin
    Ano de Lançamento: 1998
    País de Origem: EUA

    Quando Katherine e George Gulden entram em crise, eles procuram a ajuda da filha Ellen. Uma jornalista ambiciosa de Nova York, Ellen rejeita, a princípio, a idéia de de voltar apara casa. Mas, uma vez lá, ela embarca em uma jornada de descoberta de si mesma que irá mudá-la para sempre. Jornalista há muito longe de casa, Ellen (Renee) é chamada de volta pelo pai (Hurt), pois a mãe (Meryl) está prestes a sofrer uma operação.

    Ellen leva serviço para fazer e fica muito perturbada com as inúmeras atividades sociais da família. A cada dia, porém, percebe melhor a gravidade da situação da saúde da mãe. Meryl Streep recebeu sua 11ª indicação ao Oscar por sua empenhada performance neste drama. No elenco, Renee Zellweger (Jerry Maguire).

  • Pronta para Amar
    Pronta para Amar

    Título Original: A Little Bit of Heaven
    Duração: 106 minutos  (1h46)
    Gênero: Comédia / Romance
    Direção: Nicole Kassell
    Ano de Lançamento: 2011
    País de Origem: EUA

    Marley (Kate Hudson) é uma mulher bem sucedida, independente e alegre. Mas para ela a idéia de apaixonar-se e viver feliz para sempre é uma grande mentira. Tudo muda quando ela é surpreendida por uma grave doença e por seu charmoso e tímido médico Julien (Geal Garcia Bernal). Contando com uma ajudinha de Deus (Whoopi Goldberg), ela tem a chance de fazer certo e finalmente estar pronta para amar.

  • Outono em Nova York
    Outono em Nova York

    Título Original: Autumn in New York
    Duração: 105 minutos  (1h45)
    Gênero: Romance
    Direção: Joan Chen
    Ano de Lançamento: 2000
    País de Origem: EUA

    A bela e tocante história de um romance que só acontece uma vez na vida e que se desenrola em uma única e curta estação do ano.

    Explorando o amor em todas as suas características fascinantes assustadoras e provocantes, este filme aborda as façanhas sexuais do dono de restaurante Will Kane (Gere), um famoso playboy de 50 anos e mestre da sedução, sem compromissos, que não acredita nas palavras “para sempre”, até que ele conhece uma jovem que tem a metade de sua idade e o dobro de sua maturidade.

    Charlotte Fielding (Ryder) é uma mulher liberal, que deseja experimentar as emoções da vida adulta e tem suas próprias razões para crer que as coisas não podem durar para sempre.

  • Love Story – Uma História de Amor
    Love Story – Uma História de Amor

    Título Original: Love Story
    Duração: 99 minutos (1h39)
    Gênero: Romance
    Direção: Arthur Hiller
    Ano de Lançamento: 1970
    País de Origem: EUA

    Oliver Barrett IV (Ryan O’Neal), um estudante de Direito de Harvard, conhece Jenny Cavilleri (Ali MacGraw), uma estudande de música de Radcliffe. Um rápido envolvimento surge entre eles, sendo que logo decidem se casar.

    No entanto, Oliver Barrett III (Ray Milland), o pai do jovem, que é um multimilionário, não aceita tal união e deserda o filho. Algum tempo depois de casados ela não consegue engravidar e, ao fazer alguns exames, se constata que Jenny está muito doente.

  • Doce Novembro
    Doce Novembro

    Título Original: Sweet November
    Duração: 115 minutos (1h55)
    Gênero: Comédia
    Direção: Pat O’Connor
    Ano de Lançamento: 2001
    País de Origem: EUA

    Nelson Moss (Keanu Reeves, de Matrix) e Sara Deever (Charlize Theron, de Advogado do Diabo) não têm nada em comum a não ser uma hora terrível que passam no Departamento de Veículos para o exame de habilitação.

    Ela é uma mulher encantadora e charmosa que instiga o que há de melhor em um homem. Ele é um publicitário workaholic que tem dificuldade em se relacionar, e cuja única intimidade é com os resultados financeiros, até conhecer Sara.

    Interessados um pelo outro, mas sem estarem preparados para se envolver, eles estabelecem um namoro nada convencional. Uma relação de um mês, após a qual seguirão caminhos separados. Sem expectativas. Sem pressão. Sem nenhuma ligação. Só que eles não contavam com o fato de se apaixonar.

  • Antes de Partir
    Antes de Partir

    Título Original: The Bucket List
    Duração: 97 minutos (1h37)
    Gênero: Drama / Aventura
    Direção: Rob Reiner
    Ano de Lançamento: 2007
    País de Origem: EUA

    Você só vive uma vez, portanto, por que não viver com estilo? Essa é a conclusão a que chegam dois pacientes portadores de câncer internados em um mesmo quarto, um irritável bilionário (Jack Nicholson) e um simplório mecânico (Morgan Freeman), quando recebem as más notícias.

    Cada um deles monta uma lista de coisas a serem feitas até o momento derradeiro, e juntos saem mundo afora para viver a maior aventura de suas vidas. Salto de pára-quedas? Perfeito. Pilotar um Mustang Shelby em alta velocidade? Feito. Admirar a grande pirâmide de Khufu? Feito. Descobrir a alegria em suas vidas antes que seja tarde demais? Feito!

    Sob a competente direção de Rob Reiner, estes dois astros oferecem interpretações de corpo e alma nesta inspirada saudação à vida, que prova que o melhor momento para se viver ainda é o agora.

  • Biutiful
    Biutiful

    Título Original: Biutiful
    Duração: 147 minutos (2h27)
    Gênero: Drama
    Direção: Alejandro González Iñárritu
    Ano de Lançamento: 2010
    País de Origem: México / Espanha

    Javier Barden, numa interpretação memorável, é um médium, que leva uma vida miserável, agenciando e explorando imigrantes no submundo de Barcelona. cuida sozinho dos dois filhos pequenos, separado da mãe deles, que é bipolar. e para piorar a desgraça, recebe a notícia que tem um câncer terminal e pouco tempo para organizar as coisas.

Página 1 de 212